18 de dezembro de 2014

Curiosidades do Carnaval #2: Sapucaí!

Olá a todos!

Estamos de volta com o "Curiosidades do Carnaval", hoje a edição #2 é sobre um dos maiores templos do samba em nosso país, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí!

Praça da Apoteose.
Inaugurado em 1984, a Passarela do Samba Professor Darcy Riberio, é localizada no bairro Cidade Nova, ao lado do Centro do Rio de Janeiro. Antes da construção do sambódromo, ali era a Av Marquês de Sapucaí, via de ligação da Av. Presidente Vargas, até o Morro do Catumbi.

Antes disso, os desfiles já eram realizados nesta avenida, mas era montada uma grande estrutura de arquibancadas. Até que o governo decidiu construir um espaço oficial para que os desfiles das escolas de samba possam ser realizados. O primeiro nome oficial foi "Avenida dos Desfiles", em seguida, já passou para "Passarela do Samba". A partir de 18 de Fevereiro de 1987, recebeu seu nome oficial, em homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. O termo "Sambódromo" foi criado pelo próprio Darcy Ribeiro.

Com a realização dos desfiles no sambódromo, o evento passou a ser em dois dias, sempre domingo e segunda. No seu primeiro ano de desfiles, o campeonato foi divido, teve uma escola campeã no domingo e uma campeã da segunda. A Estação Primeira de Mangueira e a Portela foram as escolas campeãs do domingo e da segunda, respectivamente. As duas disputaram em seguida quem iria ser a supercampeã do carnaval, e nessa, a Mangueira se consagrou como a primeira vencedora do carnaval carioca na era sambódromo.

A maior vencedora da era sambódromo é a Beija-Flor de Nilópolis, com sete títulos (1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011). A Imperatriz Leopoldinense é a segunda maior vencedora com 6 títulos, sendo que ela é a primeira tricampeã da sapucaí, 1999, 2000 e 2001.

Este é o desenho do projeto original do sambódromo, feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro.

A passarela tem 730 metros de extensão, e 13 de largura. Atualmente tem a capacidade de 72.000 pessoas, divididos em arquibancadas populares e especiais, camarotes, cadeiras individuais e frisas.

Folheto criado para o carnaval de 2013.

A concentração das escolas é na própria Av. Presidente Vargas, as escolas de ordem par, se concentram no lado dos correios, e as de ordem ímpar, do lado do Viaduto São Sebastião, conhecido como "Balança mais não cai".

O ponto inicial do desfile fica em frente ao setor 2, logo após o recuo da bateria. O setor 1 serve como um termômetro para as escolas, diz a lenda que a vencedora do carnaval, já é consagrada com os populares do setor 1. Para as escolas poderem entrar na avenida, tem que sair da Av. Presidente Vargas e fazer uma espécie de um "gancho", o que é um grande desafio para as escolas, principalmente para entrar com as suas alegorias.

Projeto da Praça da Apoteose, feito por Oscar Niemeyer.

A dispersão das escolas é feito na Praça da Apoteose. Na praça, tem esse arco localizado no meio da dispersão, sob este arco, existe um museu onde o público pode conhecer um pouco mais a história da passarela.

Vista frontal da Praça da Apoteose em 2006. Acima o arco, abaixo um palco onde é feito a apuração do carnaval é feita. E sob a praça, o museu.

Em 2011 foi iniciada uma grande reforma, no sentido Praça da Apoteose, o sambódromo tinha ao lado direito um prédio, que ficava todos os camarotes. No projeto original de Niemeyer, era pra ser os dois lados com arquibancadas, mas em função da Cervejaria Brahma, não teria espaço suficiente para construir arquibancadas.

Mas, a prefeitura e o governo do estado resolveram demolir o prédio dos camarotes e o prédio da antiga cervejaria, para a construção dos novos módulos de arquibancada, para assim seguir o projeto original de Oscar Niemeyer.

Neste ângulo, a construção fica do lado esquerdo do sambódromo.

A reforma além de deixar o espaço segundo o seu projeto original, também deixará de acordo com o Comitê Olímpico Local, pois o sambódromo será utilizado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

No sambódromo terá as competições de tiro, além disso, será o ponto de largada e chegada da Maratona Olímpica.

Instalações que serão feitas no sambódromo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O sambódromo já foi palco de grandes shows e de vários eventos esportivos:

Red Bull X-Fighters 2011 no Sambódromo.

Projeto da Mega Rampa na Sapucaí.

Vista do pico da Mega Rampa montada na Praça da Apoteose.

Bom, espero que tenha gostado dessa postagem. Caso gostarem, curtem e compartilhem com os seus amigos nas redes sociais. Acessem a nossa página oficial no facebook, acessem também a página oficial da Mocidade Inamar.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário